ETF BUZZ foi lançado e promete dar que falar

O BUZZ NextGen AI US Sentiment Leaders, tem como ticker BUZZ, foi lançado recentemente pela VanEck Vectors e possui como estratégia seguir ativos pelas suas tendências e menções em várias plataformas online. Basicamente este ETF foi desenvolvido com base num algoritmo que examina a qualidade de diversas fontes, desde artigos, posts, comentários e outras referências acerca de qualquer e determinada empresa. Desse modo, é avaliado o nível feedback que os investidores possuem por determinado ativo. Os seus fundadores afirmam acreditar mais no valor do sentimento por uma empresa, do que propriamente a capitalização de mercado da mesma.

Com base nesse estudo, foram selecionados 75 ativos nos quais, os investidores partilham o sentimento mais optimista e construíram este ETF. Além disso, e como primeira condição, só os ativos com capitalização bolsista superior a 5 mM de dólares podem integrar o BUZZ. De forma a manter o ETF diversificado, os seus fundadores pretendem que cada ativo não exceda os 3% no seu portfólio. 

 

Fundadores garantem: “Isto não é um Reddit meme ETF” 

Apesar de haver a tentação de colar esta estratégia aos recentes movimentos que se organizaram na rede social Reddit, como a empresa Gamestop e atualmente com a Rocket Companies, os fundadores descartaram essa relação. “BUZZ será contruído com base de menções em várias redes, principalmente do Twitter ou no StockTwits, mas também no Yahoo Finance, Benzinga e mesmo no Reddit”, garante Jamie Wise, CEO da Buzz Holding.

Nesta fase inicial o portfólio deste ETF é constituído por empresas como: Twitter, Ford, Facebook, Draftkings, Amazon ou Apple. Netflix e Tesla fecham o TOP-10. O BUZZ será ainda reestruturado mensalmente e tem um TER de 0,75%. O setor mais representado são as Tecnologias de Informação, atualmente com cerca de 25%. Espera-se por isso valores altos de volatilidade e maiores riscos de investimento. 

Além de Jamie Wise, o carismático Dave Portnoy é também um dos responsáveis da BUZZ Holdings. O criador da plataforma Barstool Sports comunicou o lançamento do ETF Buzz em grande estilo e parece ter gerado bons resultados. Na sua primeira sessão foram transacionadas cerca de 18 milhões de shares e conseguiram captar cerca de 280 milhões de dólares. Será que a estratégia vai resultar?

   by Miguel Oliveira