O Brown Brothers Harriman divulgou recentemente os resultados do Global ETF Investor Survey 2021. Este inquérito é realizado a um conjunto de investidores (financial advisors, institucionais e fund managers) dos EUA, Europa e China e projeta quais são as tendências e desejos desses agentes em investir num ETF. Realço os dados mais importantes desse estudo:
As expectativas de investir num ETF no futuro são elevadas
Verificando as três regiões, as expectativas dos investidores inquiridos em investir em ETFs nos próximos 12 meses são elevadas. Nos EUA e China indicam valores acima dos 75% e a Europa um pouco mais abaixo com 62%.
Características mais valorizadas no momento de investir
Realçando as características mais importantes na escolha de um ETF, as diferenças são visíveis no Top-3 nos três locais. Enquanto nos EUA os custos de um produto são mais averiguados, na China e na Europa a performance histórica de um ETF é mais valorizada. O ETF Issuer, ou seja, o emissor de determinado ETF é outra informação relevante nos EUA e na Europa.
Outras aspetos relevantes
Enquanto os ETFs passivos apenas se dedicam a seguir um determinado Índice (também designado Benchmark), os portfólios dos ETFs activos são constantemente alterados pelos seus managers, o que também pode aumentar os custos totais. Contudo, de acordo com o inquérito, tem crescido o apetite nos ETFs geridos de forma ativa: 65% dos investidores indicam aumentar a exposição neste ativo, comparativamente ao ano anterior (57%).
Também como crescimento considerável é o interesse nos ETFs Temáticos. Este tipo de ETFs exploram tendências, procurando investir num conjunto limitado de setores com maior potencial de crescimento. 80% dos investidores indicam querer aumentar a exposição em ETFs temáticos.
De igual modo, os ETFs ESG, estão a crescer no interesse geral dos investidores. Conhecidos como ETFs de impacto ambiental responsável, estes ativos designam-se como Environmental, Social, e corporate Governance (ESG) e procuram diversificar portfólios com setores sustentáveis e amigos do ambiente. Em 5 anos, 56% dos investidores esperam possuir pelo menos 11% deste tipo de ativos na sua carteira.
Em suma, este relatório reforça o crescimento dos ETFs como investimento, que já representa uma industria de 8 biliões de dólares crescendo 26% comparativamente ao ano passado. Se quiser ler mais sobre este este inquérito, está disponível aqui.